"CONTESTAR AS OPINIÕES ERRÔNEAS QUE CONTRA NÓS ESPÍRITAS SÃO APRESENTADAS; REBATER AS CALÚNIAS; APONTAR AS MENTIRAS; DESMASCARAR A HIPOCRISIA; TAL DEVE SER O AFÃ DE TODO ESPÍRITA SINCERO, CÔNSCIO DOS DEVERES QUE LHES SÃO CONFIADOS”.
comentar
publicado por evangelicosfalsosprofetas, em 13.08.10 às 04:27link do post | favorito

 

Quem escreveu os dez mandamentos nas duas tábuas de pedra foi Moisés ou foi Yavé?

Alguém dos que escreveram Deuteronômio informou que Moisés disse ao seu povo:
"E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estavam escritas todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia" (Deuteronômio, 9: 10).

Um dos que escreveram o livro de Êxodo relatou:
"Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme o teor destas palavras tenho feito pacto contigo e com Israel. E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos" (Êxodo, 34: 27, 128).

Paulo Cristiano, presbítero da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, deu uma explicação de que Deus escreveu as primeiras tábuas, que foram quebradas, e Moisés escreveu as novas que as substituíram; mas isso é negado também no texto de Deuteronômio.

"É interessante notar" – diz o presbítero – "que as primeiras tábuas foram escritas por Deus, mas as segundas por Moisés, pelo menos é o que diz o texto de Êxodo 31.27-28" (http://www.cacp.org.br/adv-decalogo-superior.htm).

O texto referido diz isso mesmo. Entretanto, o texto de Deuteronômio nega essa versão:

"Naquele mesmo tempo me disse o Senhor: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze uma arca de madeira. Nessas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste, e as porás na arca. Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas nas mãos. Então o Senhor escreveu nas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que ele vos falara no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia; e o Senhor mas deu a mim" (Deuteronômio, 10: 1-4).

Aí está clara a divergência entre Êxodo e Deuteronômio. Em Êxodo, as primeiras tábuas eram "obra de Deus" e as segundas de Moisés, sendo ele que "escreveu". Em Deuteronômio, as segundas tábuas foram preparadas por Moisés, mas quem escreveu foi Yavé.

Estudiosos atuais, como os mais avançados recursos modernos de estudo do passado, concluíram que os cinco livros atribuídos a Moisés compõem-se de reunião de textos escritos por várias pessoas. As diversas contradições existentes, como a mencionada acima, são um testemunho dessa pluralidade de escritores.

Resta agora aos que insistem que tudo que está na Bíblia é verdade decidir se os dez mandamentos foram escritos por Moisés ou pelo próprio Yavé. Todavia, se foi Yavé, o autor do Êxodo não disse a verdade. Se foi Moisés, Deuteronômio contém informação falsa. Conseqüentemente, a Bíblia não diz a pura verdade.

 

http://www.joaodefreitas.com.br/quem-escreveu-os-dez-mandamentos.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


mais sobre mim
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12

16
18
19
20

22
26

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO